sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Os templos da Margaret Street

Passo todos os dias pela Margaret Street, bem no centro comercial da cidade, a 5 minutos da megamovimentada Oxford Street. E é aquela coisa: sempre com pressa, olhando no relógio, mirando o meu destino final no número 32 da Wells Street. Até que esta semana parei em dois locais muito especiais. Lugares do sagrado, da tranquilidade, da paz.

O primeiro foi a All Saints, uma igreja católica, bem simples por fora, mas lindíssima por dentro. Depois de deixar 10 p. para acender uma velinha e fazer uma oração, conversei com a senhora que estava na porta sobre a possibilidade de tirar fotos. Ela disse: "nós vendemos postais, mas caso você dê uma contribuição, não há problema". Mais 10 p. e lá estava eu clicando:









http://www.allsaintsmargaretstreet.org.uk/

Saí encantada com a beleza, que as minhas fotos não deram conta de mostrar. A senhora, gentilmente, me convidou para voltar sempre que eu quisesse. Com certeza.

Atravessei a rua e lá estava o Fo Guang Shan Temple, um templo budista. Eu tinha lido vários textos sobre fotografia e estava no pique de clicar. Subi as escadas, deixei minhas botas na escada, conforme pedia a plaquinha improvisada, e segui de meias.

Entrei no salão principal e ele era assim:


E as duas paredes laterais eram cheias, cheias de Budas, uma loucura.



E nessa toada, em meia hora, descobri dois novos lugares fantásticos nessa cidade. Saquei também que há uma espécie de restaurante vegetariano no subsolo do templo e também uma sala de meditação no segundo andar.


O pessoal que trabalha lá é bem simpático. Eles não vendem postais nem me cobraram nenhuma contribuição. Se quiser, você pode acender um incenso ou comprar velas cor-de-rosa em forma de flor-de-lótus (bem bonitas, mas bem caras: 10 pounds cada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário