quarta-feira, 9 de junho de 2010

As bicicletas de Amsterdam



Adorei ver aquele monte de bicicletas em Amsterdam. E quando falo "monte", é muita coisa mesmo! Saindo da estação de trem, quando chegamos, foi a primeira imagem que vimos: muitas, muitas bicicletas estacionadas.

Logo de cara, pedindo orientações sobre como chegar ao hostel, já nos recomendaram: "definitivamente, vocês precisam alugar uma bicicleta para conhecer a cidade". Pois bem. Depois do primeiro dia a pé, lá fomos nós para o dia da bicicleta, felizes da vida, porque tanto Ian quanto eu adoramos bike.

Mas a nossa experiência durou umas duas horas apenas. Depois de um passeio bem tranquilo no Vondelpark, curtindo a paisagem, seguindo bonitinho pela ciclovia, nos aventuramos pela cidade. E foi engraçado.

Assim que saímos do parque, pegamos a primeira ciclovia, mega congestionada de bikes, motos pequenas (sim, elas andam na ciclovia, uma loucura) e, basicamente, um povo que se transforma ao subir numa bicicleta, tipo aquele desenho do Pateta, que surta ao volante do carro.

Fora que a ciclovia de repente acaba e você está no meio da rua, que, além de todas as outras bikes e motos, tem carros, caminhões e trams (tipo um bonde)! Tudo isso naquelas ruas estreitas, às margens dos canais. Insano. Se estivesse sozinha, até encararia, mas como sou uma mãe responsável, desistimos em favor da saúde da família.

Ao final do dia ainda aproveitamos para ver uma exposição sobre a cultura de bicicletas na cidade e batata: tinha várias fotos de gente machucada, mostrando o quanto esse hábito é perigoso na capital holandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário