sexta-feira, 25 de junho de 2010

A sensibilidade da Beatriz



Fiquei emocionada ao ver, no domingo passado, a exposição da Beatriz Rinaldi, minha amiga da Westminster, que fez um dos módulos comigo, embora não tenha cursado Visual Culture. Ela estudou Media and Art Practice e é uma artista de mão cheia.

Chamada Inside Memory, a exposição foi numa capela dentro do Kensal Green Cemetery (na foto acima, com a Bia), o cemitério mais antigo de Londres. Mesmo sem ter visto o material, quando ela me disse que a exposição seria no cemitério achei fantástico! Nossa, quanta informação do local adicionada ao conteúdo da exposição!

E, chegando lá, no domingo, fiquei super tocada pela sensibilidade da trabalho. Thiago, meu amigo carioca, e Sayuri, nossa amiga de Tóquio, tiveram a mesma sensação.

Bia partiu da história da avó paterna, que teve doença de Alzheimer, para montar o projeto. Coletou fotos, objetos, histórias, vídeos. É a história da avó, mas que fala de memória, ou da perda dela, de uma forma mais ampla.

Foi bonito ver também o pai e a mãe dela, vindos do Brasil especialmente para conferir a exposição. E mais tocante ainda assistir o pai dela, prestigiando o trabalho da filha, que tinha a mãe dele como personagem principal. Ufa! Quanta emoção!

Ah, e o Ian também curtiu. Mas o que ele mais gostou foi entrar no cemitério e falar de histórias creepy de mortos, catacumbas etc...coisa de menino...

Veja algumas fotos da exposição:





Fiquei particularmente tocada com esse livro de receitas de crochê (ou tricô, não sei) da avó dela, com uma letrinha toda caprichada e pedacinhos do tecido, como amostra. Inevitável lembrar da minha avó, que também tinha seus macetes de tricô.

Um comentário:

  1. Jana querida,
    descobri hoje seu blog - um deslize meu, acho que pq demoramos a nos adicionar no face, e mal tivemos tempo de bater papo depois da conclusão das aulas. estou adorando ler sobre Londres em retrospectiva; dá uma saudade apertada, mas me faz sentir que não foi há tanto tempo (e nem está tão longe) assim.
    agradeço muito a sua presença na exposição, que trouxe, além do filho lindo, 2 pessoas incríveis. agora tive a surpresa de encontrar esse texto. muito obrigada por fazer parte da minha experiência londrina, e em seu momento mais intenso!
    Kensal Green me trouxe muitas amizades e reflexões. quem diria que do cemitério eu sairia mais feliz e centrada :-)
    um grande abraço!

    ResponderExcluir