quinta-feira, 29 de abril de 2010

Histórias da guerra



Fiquei muito emocionada, na quarta-feira desta semana, quando fiz minhas primeiras entrevistas de história oral para um dos projetos para o qual estou trabalhando aqui em Londres. Na verdade, estava bem incomodada em fazer as tais entrevistas. O treinamento em história oral foi bacana, mas me sentia um pouco apreensiva...nada podia sair errado..

Mas quando F. sentou na minha frente tudo mudou. Aos 74 anos, ela me contou a experiência dela usando a Ironmonger Row Baths, um complexo que reúne piscina, lavandeira, banho turco, academia e, na sua fundação, nos anos 30, banheiras. Sim, naquela época, em Londres, as pessoas não tinham banheiras ou chuveiros em casa. E o governo construiu essas "banheiras" públicas para as pessoas se lavarem.

O objetivo do projeto é celebrar a história e a herança cultural desse complexo, em Islington, que será fechado em maio agora e reabirá em 2012, totalmente reformado, para as Olimpíadas.

Aos 9 anos, F. ia com suas irmãs mais novas uma vez por mês para a Ironmonger Row Baths. Era a II guerra. Seu padastro havia morrido na guerra e sua mãe, viúva, trabalhava o dia inteiro para sustentar as meninas. E ela cuidava de suas irmãs. Brincavam de casinha nos escombros da guerra, onde achavam pedaços de louças quebradas.

Ela me contou tudo aquilo com tanta verdade, que fiquei emocionada. Não na frente dela, claro. Mas voltei para casa tomada por um profunda reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário