quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ernesto Neto e o Festival Brazil



O tema do festival de verão do Southbank este ano é Brazil. Muitas atrações, shows (Gilberto Gil, Maria Bethânia, capoeira, samba e por aí...) e até comidas típicas estão na programação desde julho e vão até setembro.

Ontem, fomos ver a exposição do Erneto Neto, na Hayward Gallery, que está na foto acima (repare que a parte à esquerda do prédio lembra um bicho do fundo do mar...aqueles seres abissais...).

Totalmente orgânicos, os trabalhos do Ernesto Neto são instalações ultra sensoriais que fazem um paralelo direto com o corpo humano. A que eu gostei mais foi a "intestinal passageway", nas fotos abaixo. O nome é meio bizarro, mas o resultado, super mágico, um intestino que vai mudando de cor e que tem camomila e lavanda (de verdade) nas paredes, dando um cheirinho todo especial à exposição.





Saindo da Hayward e caminhando um pouquinho mais, o projeto Morrinho, na foto abaixo, é outra boa surpresa. Moradores de uma favela do Rio de Janeiro trabalharam em conjunto com moradores de Brixton, no sul de Londres, e formaram suas visões sobre a favela. Super interessante.



O festival tem um pouco de clichê, sim. Inevitável. Mas no geral achei a iniciativa muito válida. Nosso país é amado por todos (ou pelo menos pela maioria das pessoas) aqui. As imagens mais recorrentes relacionadas ao Brasil, na cabeça de algumas pessoas com as quais converso, são: felicidade, belezas naturais, otimismo. Que Deus abençoe.

Um comentário:

  1. Até me emocionei com seus posts sobre a exposição a respeito do Brasil. Nosso País pode ter seus probleminhas, mas eu concordo que alguns dos sinônimos são: felicidade, beleza e otimismo!!!!!!

    ResponderExcluir