segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reciclagem levada a sério



Reciclagem, aqui em Londres, significa muito mais do que separar seu lixo. Significa, principalmente, reduzir o consumo das coisas e reutilizá-las, sem preconceitos. E é aí que as charity shops entram.

Elas vendem roupas, sapatos, chapéus, bolsas, brinquedos, livros, artigos de decoração e mais o que alguém doar, desde que esteja em boas condições. Geralmente ligadas a alguma instituição filantrópica (como a Cancer Research UK ou o Hospice), elas recebem todo o tipo de doação e vendem os produtos por preços bem camaradas, que financiam as causas as quais elas estão relacionadas.

As charity shops estão espalhadas por todos os bairros e são, aqui em Crouch End, aquelas lojinhas em que o pessoal entra sempre para dar uma zapeada e conferir as novidades, como essa da foto acima. Mas tem de ter o espírito para tal. Não é todo mundo que acharia graça. Eu, por exemplo, vou sempre: para doar e para checar o que chegou recentemente.

E o bom é que não se corre o risco de nenhuma extravagância financeira (extravagância, por sinal, só se você se empolgar com uns modelitos ultra-diferentes...). Geralmente, cada peça não sai por mais de £5, com exceção de algumas, como esse casaco de lã, da foto abaixo, novinho, que eu comprei por £10. Na verdade, custava £12, mas como estava sem dois botões, negociei um desconto.



E para compensar os botões que faltam, já tenho um projeto para ele: vou trocar todos os botões, colocando um diferente do outro, todos bem transados. Esse é o espírito londrino: faça você mesmo, sem gastar muito, ficando super alternativo. Definitivamente, Londres não seria a mesma sem as charity shops.

Um comentário:

  1. Hey Jana
    Que bom saber de vc!!! Obrigada por visitar meu blog! Menina, e essa cidade? Que delicia ler seu blog. Me bateu uma saudade gostosa. Estive aí em maio e me senti como se já conhecesse Londres de outras vidas. Juro! Andei super bem, me virei super bem e me senti em casa. Fiquei em Westminster entre as estações Victoria e Sloane Square. Na rua em que eu estava tinha uma dessas charity shops. Pena que n peguei 1 dia aberta, saía muito cedo e voltava muito tarde. Boa estada aí e muita sorte! bjus

    ResponderExcluir